Empadão sem hidratos
- Catarina Jacinto
- 19 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Eu sou uma doidinha por tudo o que tenha carne picada e por isso mesmo adooooooro empadão de carne. MAAAAS, o empadão tradicional com a batata não é aconselhado comer a noite por causa dos hidratos de carbono presentes na batata.
O empadão de batata doce é uma alternativa mais saudável no entanto continuamos a encontrar os hidratos que tanto queremos evitar depois das 18h.
Pois bem pessoal, hoje descobri "O" empadão. Nada mais nada menos do que: EMPADÃO DE COUVE FLOR. Alguns de vocês devem estar a pensar: "Ela está doida, eu detesto couve flor, nem vou experimentar isto". Pois bem, o meu namorado era uma dessas pessoas e no final disse: "Isto está delicioso, não sabe nada a couve flor. Está mesmo muito bom".
Curiosos?! Então cá vai...

Ingredientes (2 pessoas):
Para o puré:
1 couve flor
3 colheres de sopa de natas de soja light ou queijo quark
Água q.b
Sal q.b
Pimenta q.b
Noz Moscada q.b
Para o recheio:
200g carne picada
Cogumelos a gosto
Sal q.b
Pimenta q.b
1 colher de chá de pimentão doce
1 colher de chá de paprika (opcional)
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 copo de vinho branco (opcional)
Começam por triturar a couve flor (sem as folhas verdes) num processador/bimby. De seguida colocam um tacho ao lume com a couve flor triturada e juntam água até cobrir a couve flor mas não em excesso. Juntam sal, pimenta e noz moscada. Deixam cozer uns minutos e juntam as natas de soja. De seguida com a ajuda de uma varinha mágica ou na bimby trituram tudo até formar um puré uniforme.
NOTA: Se o puré ficar muito liquido juntam 1 colher de sopa de maisena. Basta misturar numa tigela a maisena com um bocado do puré e depois misturar no restante preparado. Mexer bem para engrossar.
Num outro tacho colocam a cebola, o alho, um bocadinho de azeite (ou óleo de coco) e a folha de louro. De seguida colocam os cogumelos, o pimentão doce e a paprika. Deixam os cogumelos cozinhar um bocado até ficarem douradinhos. Adicionam a polpa de tomate e o vinho branco e deixam cozinhar uns minutos.
De seguida adiciona-se a carne, temperamos com sal e pimenta e deixamos cozinhar para ganhar sabor.
Para montar o empadão colocam uma camada de puré, de seguida uma de carne (sem muito liquido senão o empadão vira sopa) e no topo o restante puré. Pincelam com ovo batido e levam ao forno pré aquecido nos 180º durante cerca de 10min.
Pessoal depois vou querer o vosso feedback, ok?...
Com Amor,
Catarina
Comments